No âmbito do CLDS 5G de Cantanhede, ao longo do ano de 2025 — ano de estreia do projeto — foram dinamizadas inúmeras atividades que reforçaram a intervenção junto da comunidade. Em particular, durante o mês de dezembro, desenvolveram-se diversas iniciativas integradas nos Eixos 3 e 4, centradas na valorização da cultura local, no estímulo à participação comunitária e no apoio de proximidade às pessoas. De seguida, apresentam-se alguns dos principais pontos de destaque das atividades realizadas nesse período.
No Eixo 3 – Promoção da Autonomia, Envelhecimento Ativo e Longevidade, realizou-se a sessão “Tradições com Alma: Histórias Pessoais Associadas à Tradição”, com especial ênfase na época natalícia, integrada na Atividade 1 – “Cultura e Tradição”, tendo decorrido nos dias 3 e 10 de dezembro, na Casa Gandaresa. As sessões incluíram uma visita guiada ao Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa, seguida de momentos práticos de confeção de pratos típicos da região, promovendo a partilha de saberes, a valorização das tradições locais e o convívio comunitário. Ao longo das atividades, foram trabalhadas memórias associadas ao espaço da Casa Gandaresa, bem como recordações ligadas à preparação da ceia de Natal, à comida e aos cheiros característicos (como a lenha, a broa e os doces tradicionais). Paralelamente, procedeu-se à identificação e recolha de objetos e memórias significativas, cujo contributo deu mote à elaboração de um compêndio, visando a preservação do património imaterial e da identidade cultural local.
Ainda no Eixo 3, decorreu a iniciativa “Magia do Natal”, integrada na Atividade 2 – “Envolvimento Ativo”, desenvolvida ao longo do mês através de ações interligadas. A iniciativa iniciou-se com a escrita e troca de postais natalícios entre grupos de seniores de diferentes freguesias, seguida da realização do Bingo Musical de Natal, dinamizado de forma descentralizada, promovendo a interação, a estimulação da memória e a partilha de recordações associadas à música tradicional portuguesa. Este percurso culminou na Festa de Natal organizada pelo Município de Cantanhede, realizada no dia 4 de dezembro, no Pavilhão Multiusos de Febres, que reuniu cerca de 900 participantes integrados/as nas respostas sociais das IPSS e nos projetos/programas comunitários do Município. Foi neste contexto que muitos/as participantes tiveram a oportunidade de conhecer pessoalmente as pessoas com quem haviam trocado os postais natalícios. Ao longo do mês decorreram ainda os ensaios dos grupos seniores da Tocha e de São Caetano, que resultaram na atuação final na Tenda de Natal, no centro da cidade, no dia 15 de dezembro, encerrando simbolicamente esta iniciativa. Através deste link, é possível aceder a um resumo desta iniciativa.
No dia 14 de dezembro, no âmbito da iniciativa “Encontros Seniores – Envelhecer com Dignidade”, promovida pela Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Cantanhede, o CLDS 5G de Cantanhede prestou apoio à visita sénior ao Presépio Vivo de Priscos, complementada com um passeio pela cidade de Braga.
No Eixo 4 – Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social, decorreram ações no âmbito das Atividades 7 e 8. A Atividade 7 – “Perto de Si”, de carácter contínuo, manteve durante o mês de dezembro a realização de atendimentos personalizados, mediante marcação prévia, promovendo a igualdade de acesso aos serviços públicos essenciais de qualidade à população em situação de vulnerabilidade. Já a Atividade 8 – “Integração Plena”, através da iniciativa “Saberes e Sabores que Unem”, promoveu a integração social, cultural e comunitária de participantes em situação de vulnerabilidade ao possibilitar momentos de convívio e integração comunitária, através de visitas culturais, experiências ligadas à gastronomia tradicional e atividades criativas com recursos naturais.
No seu conjunto, as atividades desenvolvidas durante o mês de dezembro refletem o compromisso do CLDS 5G de Cantanhede com uma intervenção próxima e articulada, que valoriza a cultura local, reforça a coesão comunitária e responde às necessidades da população do concelho.
A operação CLDS 5G de Cantanhede é apoiada pelo PESSOAS 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. “Os Fundos Europeus mais próximos de si.”
AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 31 de dezembro de 2025

Siga-nos