A Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), integrada no DLBC/Rural LEADER AD ELO, está alinhada com a visão e missão geral que se preconiza para o território.
Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL)
Visão AD ELO 2030
A união e complementaridade entre a Serra e o Mar | Um território resiliente que valoriza a diversidade e complementaridade dos seus recursos e a capacidade da sua comunidade (cidadãos, empresas, associações, administração) como elementos chave para o desenvolvimento integrado e sustentável.

Para a concretização da Visão AD ELO 2030, e tendo em conta as áreas estruturais de atuação com vista ao desenvolvimento integrado do TI, são assumidas diversas agendas.
Agendas estruturais AD ELO 2030
AE 1 | Demografia e migrações: focada na dimensão demográfica para o território, uma vez que o contexto atual é de perda, apenas ligeiramente atenuado pela tendência de atração de migrantes, nomeadamente estrangeiros.
AE 2 | Energia e ação climática: focada na promoção da sustentabilidade dos recursos através de medidas de eficiência energética/neutralidade carbónica em todos os setores, apostando na diminuição da dependência energética (produção e consumo local de energia) e na circularidade da economia.
AE 3 | Inovação e especialização económica inteligente: focada no reforço da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação através da criação de sinergias e transferência de conhecimento entre as entidades do Sistema Científico e Tecnológico e o tecido empresarial.
AE 4 | Emprego e qualificações: focada na promoção da economia local, da formação e aprendizagem ao longo da vida, com impacto ao nível da empregabilidade e disponibilidade de recursos humanos qualificados, contribuindo para o desenvolvimento do território.
AE 5 | Valorização territorial: focada na atratividade do território e no equilíbrio entre solo urbano e não urbano (este entendido como as áreas agrícolas e florestais de produção e proteção).
AE 6 | Digitalização: focada no desenvolvimento tecnológico e inclusão digital através da adoção de tecnologias digitais e na melhoria das competências digitais por parte dos cidadãos, empresas e entidades privadas e públicas.

Siga-nos