Skip to main content

Mira

Icon
Morada
AIBAP – Associação da Incubadora do Beira Atlântico Parque
Rua do Matadouro
3070-436 Mira
Icon
Telefone
+351 231 480 550
(chamada para rede fixa nacional)
Icon
Telemóvel
+351 967 362 590
Icon
Email
geral.cldsmovermira5g@gmail.com

O programa CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) conta, desde 2019, com a AD ELO como Entidade Coordenadora Local da Parceria no Município de Mira, promovendo uma intervenção articulada e de proximidade, assente em ações integradas que respondem às necessidades da comunidade e contribuem para a inclusão e coesão social.

Em 2024, teve início uma nova geração do programa: o MoverMira 5G – CLDS 5G, que decorre até 2028 e representa a continuidade e o reforço de um trabalho estruturado no domínio do desenvolvimento social local. Este novo ciclo tem como objetivo fortalecer a coesão social, com especial enfoque em grupos mais vulneráveis da população, promovendo mudanças sustentáveis e positivas no território.

Através das 12 atividades previstas no Plano de Ação, dedicar-se-á à população idosa, incentivando o envelhecimento ativo e, também considera pessoas em situação de pobreza ou vulnerabilidade para prevenir e responder a emergências. Pretende-se melhorar a qualidade de vida dos beneficiários, estabelecendo bases para a continuidade das ações após o término.

Eixos de intervenção

Atividade 1: DO PASSADO AO PRESENTE – A criação de um livro, liderado por idosos(as), aproveitando as suas aptidões e conhecimentos específicos, a fim de manter vivas as tradições e o património local.

 

Atividade 2: PRO(ATIVA)IDADE – Programas desportivos; Atividades culturais; Sessões sobre temáticas variadas.

Atividade 3: VAMOS ADOTAR UM(A) AVÔ/AVÓ – Fomentar a interação entre diferentes gerações para promover a compreensão mútua e a aprendizagem colaborativa, através de atividades intergeracionais, que reúnam idosos(as) e jovens.

Atividade 4: RE(IDO)CAR – Promover sessões de sensibilização e iniciativas em dias assinalados, que informem os idosos(as), pessoas com deficiência e incapacidade, a sociedade e instituições sobre os direitos, os tipos de violência que podem enfrentar, como agir, e como procurar ajuda.

Atividade 5: GARANTIR, INTERVIR E SERVIR – Facultar um apoio próximo com vista a transmitir informação e a auxiliar no acesso a serviços e explicar como aceder a plataformas online.

Atividade 6: FESTIVIDADE – Reavivar/viver no presente atividades de saberes/viveres antigos e atuais, como a realização do magusto, a sardinhada do S. João, baile de Carnaval, entre outros.

Atividade 7: INTERVENÇÃO SOCIAL – Apoiar o acesso de pessoas/agregados familiares em situações de vulnerabilidade, aos serviços de saúde, à alimentação, à habitação condigna e ao apoio social, entre outros.

 

Atividade 8: PROXIMIDADE – Organizar visitas/passeios para membros da comunidade mais vulneráveis (imigrantes, famílias com baixo rendimento, …), mostrando simultaneamente tradições portuguesas e tradições locais.

Atividade 9: FESTA DAS COMUNDADES – Apresentação das diferentes culturas no concelho através da partilha de saberes/experiências, tradições e gastronomia.

Atividade 10: CIDADANIA PLENA – Organizar workshops/ações de sensibilização sobre direitos humanos, cidadania, deveres cívicos, entre outros.

Atividade 11: FORUNS DE COLABORAÇÃO – Espaços de diálogo e planeamento, com membros da Rede Social, para discutir e encontrar soluções para as problemáticas de famílias vulneráveis.

Atividade 12: GUIA DE RECURSOS – Centralizar informações, sobre serviços disponíveis, relacionadas a emergências sociais, num “Guia de Recursos.

Ficha do Projeto
Transferir
Cofinanciado por