O programa CLDS (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) tem vindo a ser implementado no concelho de Montemor-o-Velho desde o CLDS+, com a AD ELO a assumir, desde então, a função de Entidade Coordenadora Local da Parceria. Desde essa primeira fase, foi lançada uma intervenção social estruturada e contínua, centrada na promoção da inclusão, do desenvolvimento das competências e na melhoria das condições de vida da população local.
Em 2015, o projeto iMontemor 3G veio consolidar esse trabalho, aprofundando as estratégias de proximidade e de resposta às necessidades sociais. Em 2020, o iMontemor 4G reforçou essa linha de atuação, mantendo o compromisso com o desenvolvimento social do território. A partir de 2025, arranca uma nova etapa com o CLDS 5G Montemor+, que se prolongará até 2028. Esta nova geração do programa visa contribuir para o reforço das políticas de desenvolvimento social, através do combate à pobreza e à discriminação, promovendo a inclusão de grupos em maior situação de fragilidade social.
Tendo em conta que o concelho de Montemor-o-Velho é um território particularmente afetado pelo desemprego, esta edição será inteiramente dedicada ao Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação, com a implementação de 8 atividades, abrangendo a totalidade das ações previstas para este eixo. O objetivo é promover a integração no mercado de trabalho, fomentar a formação e qualificação dos cidadãos e contribuir para uma melhoria sustentada das condições socioeconómicas da população.
Com uma atuação consistente ao longo de várias gerações do programa, a AD ELO reforça, com o CLDS 5G Montemor+, o seu compromisso com um modelo de intervenção focado, participativo e sustentável, em estreita articulação com os parceiros locais e a comunidade.

Siga-nos