A AD ELO marcou presença no Fórum Participativo sobre o “Impacto da digitalização dos serviços públicos na população mais vulnerável”, que teve lugar no dia 23 de outubro de 2025, no Centro Cultural de Macieira de Cambra.
O evento, realizado no âmbito da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza – Ninguém Fica para Trás, contou com a parceria da ADRIMAG e o apoio do Município de Vale de, reuniu representantes de diversas entidades públicas e privadas, com o objetivo de refletir sobre os desafios e oportunidades da transição digital no acesso aos serviços públicos, sobretudo junto das populações em situação de maior vulnerabilidade social.
Em representação da AD ELO, Mónica Sousa, Coordenadora do Departamento de Inovação Social, participou como oradora, apresentando três projetos dinamizados pela associação — o VirtuALL, o CLDS 5G de Cantanhede e o TERRA.game (em parceria com a SHINE 2Europe) —, que se destacam pela inovação social, promoção da literacia digital e capacitação comunitária.
A comunicação oral iniciou-se com o VirtuALL, um projeto pioneiro que, desde 2015, tem vindo a criar um ecossistema colaborativo em prol do envolvimento ativo e saudável das comunidades. Dinamizado pela AD ELO em parceria com os Municípios de Cantanhede, Mira, Montemor-o-Velho, Mealhada e Penacova, o VirtuALL combina tecnologia e inovação social para promover estilos de vida saudáveis, participação cívica e envelhecimento ativo e saudável.
O CLDS 5G de Cantanhede foi outro dos projetos destacados, com especial enfoque na Atividade 7 – “Perto de Si”, que procurou promover a inclusão digital e o acesso equitativo à informação, prestando apoio no acesso eletrónico a diversas plataformas públicas, como a Segurança Social Direta e a aplicação Segurança Social +, bem como no preenchimento de requerimentos e formulários online.
Deste CLDS foi ainda evidenciada a Atividade 4 – “Guia+”, centrada na criação de uma ferramenta desenvolvida a partir do levantamento de necessidades reais da comunidade do município de Cantanhede. O Guia+ visa ser funcional, claro e acessível, facilitando a consulta e o acesso a serviços públicos e privados. Pretende aproximar e autonomizar pessoas idosas, pessoas em situação de dependência e pessoas com deficiência, contribuindo para uma maior autonomia e literacia digital.
Por fim, foi também abordado o TERRA.game, um projeto inovador desenvolvido em parceria com a SHINE 2Europe, que tem como objetivo impulsionar uma economia circular pela mão dos seniores, através da co-criação de um jogo educativo para Android e de um kit de atividades comunitárias.
Na parte da tarde, a técnica da AD ELO, Tatiana Cadima, dinamizou um grupo focal com jovens, contando com o acompanhamento de Mónica Sousa, que assumiu o papel de relatora, registando as principais ideias e contributos do grupo.
A presença da AD ELO neste Fórum representou uma oportunidade de partilha e aprendizagem conjunta, na promoção da inclusão digital e da participação cívica das comunidades locais.
AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 24 de outubro de 2025

Siga-nos