O projeto iMontemor 3G – Inclusão, Inovação, Interação e Investimento – POISE-03-4232FSE-000154 – Programa CLDS 3G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3.ª Geração), enquanto instrumento de intervenção de proximidade, financiado através da tipologia de operação 3.10, procura de forma estratégica e proactiva a dinamização de parcerias e o reconhecimento por parte dos atores locais. E, segundo a Portaria n.º 179-B/2015 de 17 de junho, possui “a finalidade originária de promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos”.
A AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego – assume-se como Entidade Coordenadora Local da Parceria. As ações a desenvolver pelo CLDS 3G integram os seguintes eixos de intervenção: Eixo 1: Emprego, formação e qualificação; Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; Eixo 3: Capacitação da comunidade e das instituições. Para cada eixo existem três entidades locais executoras das ações: a Associação Fernão Mendes Pinto, Casa do Povo de Arazede e a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, respetivamente.
A Casa do Povo de Arazede, nas atividades adstritas ao funcionamento do Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, e em particular na atividade 10 – Formar-te, desafiou as famílias de todas as crianças inseridas em Jardim de Infância do concelho Montemor-o-Velho a participarem na ação “Era uma Vez…O nosso Montemor – Lendas em Famílias”. Esta ação teve como objetivos, por um lado, a valorização e divulgação do conhecimento proveniente da tradição oral, reforçando a comunicação intergeracional. Por outro lado, proporcionar uma dinâmica familiar que culmine na recriação de uma lenda, na sua ilustração e, por fim, na criação de um livro gigante.
Visualizar Publicação
Siga-nos