A AD ELO, na qualidade de Grupo de Ação Local (GAL), aprova o Processo de Implementação do DLBC/Rural LEADER AD ELO 2030
São 5 milhões de euros de investimento, com cerca de 2,5 milhões de apoio comunitário, que serão disponibilizados pela AD ELO, na qualidade de entidade gestora, para o apoio às diferentes medidas do “DLBC/Rural LEADER AD ELO 2030” que é financiado pelo PEPAC do Continente.
A AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego realizou em Cantanhede, no dia 21 de julho de 2025, uma reunião da Assembleia Geral de Parceiros do Grupo de Ação Local (GAL) que contou com a presença dos associados e que validaram o processo de implementação do DLBC/Rural LEADER AD ELO 2030.
A implementação do DLBC/Rural LEADER AD ELO 2030, que agora se inicia, resulta da aprovação da “Estratégia Integrada de Desenvolvimento Local – AD ELO 2030” que a AD ELO apresentou à Autoridade de Gestão do PEPAC do Continente, no quadro do “Reconhecimento de Grupos de Ação Local (GAL) referente à abordagem LEADER integrado na medida de “Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)”.
As medidas de apoio, que vão ser concretizadas nos próximos anos, apoiarão projetos nas seguintes áreas:
D.1.1.1.1 – Pequenos investimentos na exploração agrícola
Esta medida apoiará agricultores tendo como objetivo principal melhorar a capacidade produtiva, a viabilidade económica e a eficiência das explorações agrícolas, promovendo a adoção de práticas sustentáveis e tecnologias adequadas à escala local.
D.1.1.1.2 – Pequenos investimentos na bioeconomia e economia circular
Esta medida apoiará empresas na modernização e capacitação tecnológica das unidades de transformação de produtos agrícolas, bem como na valorização de recursos biológicos renováveis e subprodutos resultantes da atividade agrícola e agroalimentar, adotando práticas de economia circular, nomeadamente a reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
D.1.1.1.3 – Investimentos em diversificação, comércio e serviços associados
Esta medida pretende estimular a criação e desenvolvimento de atividades económicas que contribuam para a criação do emprego, diversificação e dinamismo económico dos territórios no âmbito dos serviços (incluindo o turismo) e comércio de produtos não agrícolas.
D.1.1.1.4 – Inovação na comercialização, cadeias curtas e mercados locais
Esta medida pretende contribuir para o processo de modernização e capacitação das empresas de comercialização de produtos agrícolas, por grosso. Apoiará ainda a venda direta o entre o produtor e o consumidor (Cadeias Curtas), contribuindo para o escoamento da produção local (valorização dos Mercados Locais).
D.1.1.1.5- Conservação e valorização do património rural, natural, cultural
Esta medida apoiará a conservação e a valorização dos elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais (incluindo o património imaterial social e de natureza cultural). Também será objeto de apoio a criação ou melhoria de infraestruturas de coletividades locais (atividades culturais e desportivas e de empreendedorismo social de base comunitária).
Os procedimentos de concurso a estas diferentes medidas serão organizados em “Avisos de Concurso” que a AD ELO disponibilizará brevemente (ainda neste 3º trimestre) sendo necessário consultar os canais de comunicação da associação onde serão dadas todas as informações necessárias para a elaboração das candidaturas.
AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 21 de julho de 2025

Siga-nos