Dia 16 de janeiro de 2026 foi carregado na Pocariça – Cantanhede um contentor com bens solidários que foi enviado para São Tomé e Príncipe. A recolha deste material foi coordenada pela Associação Padre Manuel António Marques tendo tido a colaboração da população e instituições locais, Juntas de Freguesia, empresas, Município de Cantanhede e da AD ELO, tendo como objetivo ajudar a Paróquia de Nossa Senhora da Graça, localizada na capital são-tomense.
O contentor, com mais de 454 volumes de bens (peso bruto superior a quatro toneladas), incluía beliches, mesas, livros, peças de roupa, colchões, peças de cozinha ou brinquedos, que corresponde ao esforço da população local em estabelecer laços concretos com as populações em dificuldades dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
A AD ELO no âmbito das suas atividades de cooperação, que privilegia o estabelecimento de pontes com os PALOP, associou-se a este movimento tendo participado ativamente no processo, ficando previsto o acompanhamento no terreno dessa distribuição, procurando criar pontes de entendimento entre os dois países.
No momento de grandes dificuldades em que se vive atualmente, é de destacar que as preocupações solidárias continuam ativas e até reforçadas, sinal claro de que a coesão social se constitui como uma matriz fundamental de uma vida em sociedade.
Cantanhede, 16 janeiro de 2026

Siga-nos