Skip to main content

Comunidade VirtuALL

Icon
Telefone
+351 914 007 124
+351 231 419 550
(chamada para rede fixa nacional)
Icon
Email
virtuall@adelo.pt
Icon
Facebook
facebook.com/ProjetovirtuALL

Código da Operação –  CENTRO2030-FSE+-01597100

Entidade Beneficiária – AD ELO Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

Investidores Sociais – Município de Cantanhede, Município da Mealhada, Município de Mira, Município de Montemor-o-Velho e Município de Penacova

 

A Comunidade VirtuALL representa uma evolução do VirtuALL — mais inovadora, participativa e centrada na pessoa idosa como verdadeira cocriadora. Este projeto visa manter 500 idosos/as mental, física e socialmente ativos/as, oferecendo oportunidades de participação comunitária que ajudam a mantê-los/as saudáveis e independentes nas suas próprias casas.

Foram cuidadosamente estruturadas três atividades para ocorrer de forma paralela e em simultâneo, numa lógica pragmática, priorizando a ação articulada com os Investidores Sociais, os Municípios de Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Penacova e os/as idosos/as e a comunidade. Esta flexibilidade permite ajustar a calendarização de acordo com as necessidades específicas de cada local, os ritmos de cada participante e as particularidades dos processos de decisão e desenvolvimento deste projeto.

Atividades

Serão realizadas sessões regulares e descentralizadas nos 5 municípios (Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova), em formato individual e em grupo. Utilizando recursos tecnológicos como realidade aumentada, realidade virtual, serious games em 2D, robótica e inteligência artificial, as sessões adotarão metodologias ativas de participação, atendendo às necessidades e interesses de cada participante para oferecer uma experiência única e promover o empowerment da pessoa idosa.
Serão criados percursos, com as pessoas idosas, que culminarão no “Roteiro 65+” em Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova. Nesses 5 percursos, guiados pelos/as seniores, serão exploradas paisagens, o artesanato, a gastronomia e a história, preservando a cultura e proporcionando experiências locais enriquecedoras.
Será criada uma Assembleia Intermunicipal Sénior para promover a troca de ideias entre idosos/as e entidades da economia social. Com reuniões periódicas, a Assembleia identificará estratégias e experiências para criar ambientes inclusivos e adequados a todas as idades. Incentivará a cidadania ativa e a participação no espaço público, dando voz aos/às idosos/as na conceção de estratégias e políticas para ambientes saudáveis e amigáveis para todas as gerações.
Ficha do Projeto
Transferir
Cofinanciado por