No dia 4 de outubro, o TERRA.game marcou presença no II Seminário Regional – Plano Estratégico da Cultura Marítima e do Turismo Azul, realizado no Cabedelo, na Figueira da Foz. O encontro, organizado no âmbito do projeto SEALabHaus (financiado pelo Programa INTERREG Espaço Atlântico), reuniu investigadores/as, técnicos/as, representantes institucionais e membros da comunidade local para uma reflexão estratégica sobre a cultura marítima e o turismo azul.
Integrado no programa europeu FUTURAL e desenvolvido em parceria entre a AD ELO e a SHINE 2Europe, o TERRA.game foi apresentado como um exemplo de inovação social e cocriação com a comunidade sénior, promovendo a economia circular, a resiliência rural e a inclusão digital, através de duas componentes principais:
- Um jogo educativo para Android, feito por e para seniores;
- Um Kit de atividades comunitárias, complementar ao jogo e inspirado nos saberes locais e nas práticas sustentáveis do território.
A apresentação destacou como as aprendizagens e metodologias desenvolvidas podem inspirar soluções aplicáveis também à economia costeira sustentável. Reconhecido pela sua metodologia participativa e pela conjugação entre aprendizagem digital e práticas tradicionais, o projeto mostrou-se particularmente relevante para o debate sobre modelos de inovação participativa que fortalecem as comunidades idosas rurais, reforçando a importância de integrar diferentes contextos e saberes na construção de soluções comuns para o futuro.
O TERRA.game prossegue agora com novas fases de teste e validação, consolidando-se como uma ferramenta que transforma ideias locais em soluções sustentáveis e inclusivas, contribuindo para um futuro mais circular, digital e colaborativo.
AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 8 de outubro de 2025
Siga-nos