No passado dia 25 de outubro, o Município de Ovar promoveu mais uma edição do Encontro de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, integrado no Mês Sénior. O evento decorreu na Escola de Artes e Ofícios e foi um marco na partilha de experiências e de iniciativas inovadoras que promovem a qualidade de vida e a inclusão dos seniores.
Mónica Sousa, Coordenadora do Departamento de Inovação Social da AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, esteve entre os participantes convidados, onde apresentou o projeto VirtuALL. Esta iniciativa, assente na tecnologia, incentiva o envelhecimento ativo, permitindo que os seniores participem em atividades digitais e reforcem a sua interação social.
Durante a apresentação, Mónica Sousa destacou ainda o Open Call NewEcoSmart recentemente lançado pela AD ELO, um concurso aberto para financiar um projeto que ajude as comunidades rurais a enfrentar os desafios da transição verde e digital, com foco em pessoas com mais de 45 anos, pequenas e microempresas do sector do habitat, bem como na promoção do empreendedorismo social.
O encontro incluiu ainda outras apresentações inspiradoras, como os projetos “Pedalar Sem Idade” e “Radar Social”, e abordou temas essenciais como as redes sociais no combate à solidão, o papel da cidadania e a importância da felicidade em todas as fases da vida. Com um programa diversificado e aberto a toda a comunidade, o evento permitiu que decisores, especialistas e cidadãos refletissem em conjunto sobre os desafios da longevidade e o futuro da população sénior. e abordou temas essenciais como as redes sociais no combate à solidão, o papel da cidadania e a importância da felicidade em todas as fases da vida.
Cantanhede, 25 de outubro de 2024