Moinhos e Dieta Mediterrânica
No dia 7 de abril comemorou-se o Dia Nacional dos Moinhos com o objetivo de valorizar e reconhecer o valor patrimonial dos moinhos tradicionais em Portugal.
Para assinalar esta data o Município de Penacova organizou, em Gavinhos, a “Feira do Pão” que compreendeu um programa variado com destaque para: visitas guiadas aos moinhos de vento, confeção de pão em forno tradicional com a participação dos presentes, venda de diversas variedades de pão e convívio com música e lanche tradicionais.
O pão e os cereais são elementos destacados na Dieta Mediterrânica pelo que importa realçar a sua importância em termos alimentares, bem como as atividades tradicionais associadas à sua produção. Neste contexto o projeto “A comer é que a gente se entende” marcou presença, realizando atividades de informação e animação, alinhadas com os objetivos: Promover a Dieta Mediterrânica, Combater o Desperdício Alimentar e incentivar a uma Alimentação Sustentável. Este projeto resulta de uma parceria entre os 7 Grupos de Ação Local (GAL) da Região de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC).
É ainda de realçar que a AD ELO, no âmbito dos seus programas de apoio, tem vindo a financiar inúmeros projetos que revitalizaram moinhos, em diversos municípios, e que atualmente possibilitam a realização de atividades para usufruto da comunidade.
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 8 de abril de 2024