No dia 30 de novembro a AD ELO esteve representada na cerimónia de formalização da 2ª edição do “Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro”, que teve lugar no Fundão e que envolveu 101 entidades, traduzindo-se em mais de 230 propostas de ação para implementar até 2025. Após conclusão, com sucesso, das ações que se propôs realizar na 1ª edição, a AD ELO viu aprovada a sua integração nesta segunda edição.
O Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro é uma iniciativa enquadrada no âmbito da Agenda de Economia Circular do Centro e pretende valorizar práticas de economia circular, dando visibilidade às ações desenvolvidas na região com o objetivo de estimular a adoção de estratégias de circularidade.
Esta ação integra-se nas atividades que a AD ELO tem vindo a desenvolver no âmbito da sua Estratégia de Desenvolvimento Local, procurando valorizar as boas práticas associadas à Transição Verde no caminho de um território mais sustentável. Os projetos “NewEcoSmart - New circular and social responsible business models within habitat sectors to revitalise rural áreas”, “Economia Circular nos territórios Rurais: “Circular economy in countryside Global Eco - Inno Eco” e “Economia verde - uso múltiplo da floresta - Green economy - multiple use of forest” constituem-se como elementos de suporte aos compromissos estabelecidos no quadro do “Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro” possibilitando um contributo positivo para a revitalização das zonas rurais através da transição ecológica e digital.
Mais informações: https://www.ccdrc.pt/pt/ccdrc-promove-novos-compromissos-para-valorizacao-da-economia-circular-na-regiao-centro/
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 30 de novembro de 2023