O “projeto VirtuALL - Coesão territorial, capacitação tecnológica e participação cívica do idoso na comunidade” foi um dos 38 projetos aprovados na edição de 2023 do Prémio Seniores 2023, uma iniciativa do BPI e da Fundação “la Caixa”. A Cerimónia de entrega do Prémio decorreu no dia 27 de novembro de 2023, na Casa da Música (Porto).
Nesta edição, cerca de 200 candidaturas de instituições sem fins lucrativos concorreram a este concurso, com projetos que visam a promoção da melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas, com ênfase no fortalecimento das relações interpessoais e na prevenção de situações de fragilidade e vulnerabilidade. A iniciativa este ano contou com uma dotação total de 1 milhão e 300 mil euros.
O apoio concedido nesta candidatura permitirá que a coesão territorial promovida pelo VirtuALL se mantenha por mais um ano, numa oferta gratuita às pessoas idosas que residem no território da AD ELO.
O projeto em apreço iniciará em janeiro de 2024 e englobará 7 ações, designadamente: 1 - Ação de divulgação Envelhecimento & Território; 2 - Rastreios VirtuALL; 3 - Ações de sensibilização VirtuALL; 4 - Sessões VirtuALL; 5 - Percursos VirtuALL; 6 - Campeonato VirtuALL e; 7 - Assembleia Intermunicipal Sénior. Deste modo, a comunidade idosa poderá ter acesso a produtos, serviços e ferramentas que promovam a literacia digital e de saúde, estimulando o aumento de comportamentos protetores da saúde e de prevenção da doença. Adicionalmente pretende-se que que haja também a criação de novas formas de cidadania e participação no espaço público, dando voz à pessoa idosa.
Estamos juntos na promoção do envelhecimento ativo, saudável, participativo e interativo, através da combinação entre a coesão social e territorial com a inovação social e tecnológica!
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 27 de novembro de 2023