No dia 4 de outubro de 2023 a AD ELO recebeu uma comitiva da Estónia que era composta por 22 representantes de diversas entidades locais do território de intervenção do GAL “Jõgeva Cooperation Chamber” que se situa numa zona rural no centro da Estónia.
Esta ação integra-se nas atividades de cooperação que a AD ELO tem vindo a desenvolver no âmbito da sua Estratégia de Desenvolvimento Local, que está a ser implementada no território de intervenção que integra os concelhos: Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova. A implementação da Estratégia da AD ELO concretiza-se através da realização de ações de apoio ao investimento no território, complementadas com ações de cooperação, internacionalização e abertura ao exterior que são necessariamente um prolongamento e complemento das opções estratégicas assumidas à escala local.
Neste sentido o GAL AD ELO, no âmbito do seu plano de cooperação, tem vindo a implementar diversas atividades, das quais destacamos “Visitas de estudo e partilha de boas práticas” que incluem reuniões, seminários e/ou workshops de envolvimento dos diversos atores com interesse para os projetos.
A visita técnica com o GAL “Jõgeva Cooperation Chamber” da Estónia correspondeu à realização de um workshop de apresentação dos territórios e a um contacto direto com os recursos locais. Foi dado especial relevância à apresentação dos projetos que se inscrevem nos novos desafios que se deparam aos territórios rurais, nomeadamente a transição ecológica e digital e a respetiva adaptação das comunidades a estes novos desafios.
A AD ELO, nesta sessão, deu especial relevância ao projeto “NewEcoSmart - New circular and social responsible business models within habitat sectors to revitalise rural áreas” que se constitui como um importante passo na revitalização das zonas rurais através da transição ecológica e digital e que será desenvolvido por um consórcio de sete parceiros de 3 países (Portugal, Espanha e Itália). Composto por representantes da indústria, instituições de ensino e de formação profissional, agentes de inovação social e autoridades locais, o NewEcoSmart pretende direcionar esta experiência e conhecimento coletivos para revitalizar as zonas rurais com uma rica tradição de fabrico de produtos relacionados com o Habitat. O projeto procura satisfazer as necessidades de competências ecológicas, digitais e empresariais de adultos com mais de 45 anos, pequenas e médias empresas e microempresas. Mais informações e acompanhamento do progresso do projeto podem ser consultados brevemente em http://newecosmart.eu/
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 4 de outubro de 2023