A 2.ª edição da Aldeia da Inovação Social decorreu de 20 a 21 de junho de 2023, em Mourão, na Aldeia da Luz. Este evento é promovido pela Portugal Inovação Social CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e Eslider Portugal. Encontra-se, também, integrado dentro das atividades a desenvolver por Portugal no consórcio europeu designado “ESF+ Network of Competence Centres for Social Innovation” e que adotou na sua comunicação o nome genérico FUSE (Facilitating United approaches to Social innovations in Europe), no âmbito da iniciativa lançada pela Comissão Europeia de apoio à criação de Centros Nacionais de Competências para a Inovação Social, em cada um dos Estados Membros da União Europeia. Esta segunda edição contou com cerca de 1500 participantes, 130 oradores/as e 17 workshops.
Foi no Placo Inovação, sob a moderação da Alexandra Neves, Representante Regional do Centro da Portugal Inovação Social e perante uma plateia interessada que Mónica Sousa, coordenadora do VirtuALL, divulgou este projeto, dando especial relevância à coesão territorial única e distintiva que caracteriza o ecossistema de promoção do envelhecimento ativo, saudável, participativo e interativo, que se encontra em implementação desde 2019 e já envolveu mais de mil idosos/as.
Em traços globais, a 2.ª edição da Aldeia da Inovação Social constituiu-se como uma excelente oportunidade para a AD ELO continuar a dar a conhecer o seu trabalho, especialmente no que respeita à área da inovação social em prol do envelhecimento ativo, saudável, participativo e interativo. Foi, ainda, um momento significativo para reforçar a pertinência desta tipologia de projetos no território de intervenção da AD ELO e de destacá-lo como uma boa prática que deverá ser replicada em termos nacionais e europeus. É importante referir que, numa dinâmica de consolidação do projeto, se perspetiva escalar para outros territórios, nomeadamente no âmbito do projeto de Cooperação "VirtuALL Ageing”.
Cantanhede, 22 de junho de 2023