No dia 21 de abril de 2023 pelas 14h30, em Montemor-o-Velho, foi realizada a sessão pública de lançamento da “Comunidade VirtuALL”, impulsionando a consolidação e ampliação deste ecossistema a outros territórios, ADL e municípios numa perspetiva de cooperação interterritorial.
A primeira fase do VirtuALL - Inovação, Envelhecimento, Qualidade de Vida (iniciada em 2019 e que se estendeu a 2022) abrangeu mais de mil pessoas maiores de 65 anos dos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova. Promovido pela AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, foi considerado como um projeto pioneiro desde a sua conceção à respetiva implementação, tendo envolvido os diferentes municípios numa visão comum na operacionalização de respostas diferenciadoras e inovadoras em termos nacionais, que se materializam num verdadeiro ecossistema para a promoção do envelhecimento ativo, saudável, participativo e interativo.
Com o lançamento da “Comunidade VirtuALL” o projeto estende-se, agora, a outras três associações congéneres, abrangendo mais 14 municípios: Arganil, Oliveira do Hospital, Tábua e Góis (ADIBER), Castelo Branco, Penamacor, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova (ADRACES) e Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Lourinhã, Cadaval e Torres Vedras (LEADER OESTE). Esta alargamento integra-se num projeto aprovado PDR 2020, MEDIDA 10 LEADER 10.3.1 – COOPERAÇÃO INTERTERRITORIAL E TRANSACIONAL DOS GAL que envolve uma parceria de GAL reconhecidos no âmbito do instrumento regulamentar Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), dirigido às comunidades rurais e será executado num período de 24 meses.
O “VirtuALL” objetiva-se na criação e desenvolvimento de diferentes produtos e atividades, assentes na melhor evidência científica disponível e em metodologias ativas de participação, que visam a capacitação e o empowerment da pessoa idosa através da informação e do apoio para a adoção de um estilo de vida saudável, no aumento de competências digitais e na promoção da sua vida ativa na sociedade. As soluções tecnológicas (Physiosensing, do PEPE - Portable Exergame for Elderly People, do Oculus Quest 2, Bubble Robot e tablets) potenciam o princípio de inovação social, de equidade e igualdade de oportunidades, uma vez que independentemente das dificuldades físicas e cognitivas apresentadas pela pessoa idosa a interação com essas soluções tecnológicas são possíveis. É, assim, através da realidade aumentada, da realidade virtual, dos serious games em 2D/3D e da robótica que se otimiza as potencialidades físicas, cognitivas e sociais da pessoa idosa, sempre com atividades dinâmicas, divertidas e lúdicas realizadas de forma descentralizada.
Montemor-o-Velho, 21 de abril de 2023