A AD ELO entregou “termos de aceitação” de candidaturas aprovadas - Renovação de Aldeias.
A AD ELO realizou várias sessões locais de entrega dos “termos de aceitação” de candidaturas aprovadas no âmbito da medida DLBC/Rural PDR 2020 “Renovação de Aldeias”.
Em fevereiro de 2023 a AD ELO terminou a análise e contratação do aviso de concurso do Portugal 2020 /PDR2020 que tinha como objetivo o apoio a projetos que promovessem a recuperação, conservação e valorização de elementos patrimoniais locais. Nesse processo de decisão o seu Órgão de Gestão aprovou 22 projetos que totalizam cerca de 1.708.639,51 € de investimento, mobilizando 1.366.911,62 € de apoio comunitário.
Neste enquadramento, no passado dia 11 de abril, o Diretor Executivo da AD ELO e o Presidente do Município de Mealhada visitaram os “Antigos Lavadouros” do Luso que irão ser recuperados e transformados num equipamento turístico de valorização da cultural local. Na sessão, que contou ainda com a presença do Presidente da Freguesia do Luso, foi sublinhada a importância desta tipologia de projetos no reforço das comunidades locais, sendo referenciado que no “Antigo lavadouro” vão ter lugar “atividades culturais e lúdicas, assentes em âncoras diferenciadoras do território”.
No dia 14 de abril, em Cantanhede, a AD ELO em conjunto com o Município de Cantanhede e a Junta de Freguesia de Cadima procedeu à entrega simbólica dos contratos relativos aos projetos de recuperação do edifício da antiga escola primária de Taboeira e da antiga escola dos Olhos da Fervença. A propósito destes projetos, a Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, referiu que “o caminho mais fácil seria vender este património municipal, mas entendemos que estes edifícios são importantes pedaços da história das populações locais e, em simultâneo, locais de convívio que importa dinamizar”, sublinhando o papel da União Recreativa da Taboeira e da Associação “AVCP-Vespa Clube Paperinos em procurar manter vivos estes espaços de memórias para várias gerações.
Estes projetos, embora de pequena dimensão, assumem uma importância significativa para os seus promotores dado que raramente se encontram apoios que sejam adaptados a esta realidade.
AD ELO
Cantanhede, 17 de abril de 2023