AD ELO dinamiza o processo de constituição do DLBC Costeiro Mondego Mar 2030
Realizou-se nos Paços do Concelho-da Câmara Municipal da Figueira da Foz, no dia 10 de fevereiro, uma sessão de trabalho, com 23 entidades relevantes no desenvolvimento costeiro dos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mira e Montemor-o-Velho . Foi assim constituído o Grupo de Ação Local (GAL) Pescas Mondego Mar 2030.
A AD ELO Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, encontra-se a realizar as diligências necessárias à apresentação de candidatura ao aviso DLBC-99-2022-01 para que as freguesias costeiras dos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz Mira, e Montemor-o-Velho possam beneficiar de apoios disponíveis, no período de programação 2030.
A Sessão presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. Pedro Santana Lopes, constituiu-se como o momento fundador do processo de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) Costeiro Mondego Mar 2030. Os trabalhos iniciaram-se com um amplo debate em torno da Estratégia de Desenvolvimento Local que se pretende para o território. De seguida procedeu-se à Assinatura de Contrato de Parceria e à eleição dos Órgãos aí previstos.
Deste modo foram criadas as bases para o processo de candidatura ao DLBC, no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), que visa promover uma economia azul sustentável nas regiões costeiras, insulares e interiores e fomentar o desenvolvimento de comunidades piscatórias e de aquicultura.
Figueira da Foz, 10 de fevereiro de 2023