Estratégia Integrada de Desenvolvimento Local – AD ELO 2030
- Sessão Temática nº1: Economia Azul
- Sessão Temática nº2: Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento económico
- Sessão Temática nº3: Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural
- Sessão Temática nº4: Desenvolvimento e Coesão Social
A AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego está a realizar a construção dos pressupostos e linhas orientadoras da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Local – AD ELO 2030. Pretende-se que este seja um exercício participado para o qual contribuam as instituições e todos os que vivem e/ou trabalham no território de intervenção da Associação (concelhos de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova). O processo decorrerá nos próximos meses e estão previstas diversas ações de consulta e de recolha de contributos, dos quais destacamos:
- Está a decorrer o período de preenchimento de um questionário online, disponível para a participação de toda a comunidade (https://bit.ly/3CgZjfd );
- Está a decorrer um trabalho de caracterização do território e identificação das linhas prioritárias, a incluir na “Estratégia Integrada de Desenvolvimento Local – AD ELO 2030”, que estará na base das abordagens de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) que se implementarão no território no quadro de financiamento 2021-2027.
O DLBC/Costeiro Pescas Mondego Mar, desenvolvido pelo GAL Pescas Mondego Mar e que tem a AD ELO como entidade gestora desde 2007, tem implícito a implementação de uma Estratégia de Desenvolvimento Local que faz parte integrante da estratégia macro que este trabalho tem vindo a desenvolver.
De igual modo o DLBC/Rural LEADER AD ELO, implementado pela AD ELO no quadro da Abordagem LEADER desde 1994, tem implícita a definição e implementação de uma estratégia que, sendo gerida localmente, assume uma natureza integrada de base participativa, correspondendo assim às especificidades de cada território.
No âmbito deste trabalho participativo foi planeado um ciclo de reuniões temáticas que procuram envolver os agentes locais em discussões de partilha de conhecimento que resultem na obtenção de contributos sobre a visão para o desenvolvimento do território que se perspetiva nos próximos anos.
Foi realizada no passado dia 21 de novembro na Figueira da Foz, na Incubadora de Mar & Indústria da Figueira da Foz, a Sessão nº 1 sob o tema “Economia Azul”.
No dia 22 de novembro realizou-se em Cantanhede no BIOCANT a Sessão nº 2 sob o tema “Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento económico”.
Foi realizada no passado dia 23 de novembro em Montemor-o-Velho, na Cooperativa Agrícola do concelho de Montemor-o-Velho, a Sessão nº 3 sob o tema “Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural”.
No dia 29 de novembro realizou-se na Mealhada, no Espaço Inovação a Sessão nº 4 sob o tema “Desenvolvimento e Coesão Social”.
Estas sessões contaram com a participação de um número alargado de agentes locais que representaram universidades, entidades públicas, autarquias locais, agricultores, cooperativas, IPSS, empresas, associações, instituições de ensino e de investigação, entre outras. É de destacar os importantes momentos de discussão que contribuíram de forma positiva para a definição de uma Estratégia de Desenvolvimento Local mais adequada às especificidades do território.
AD ELO 29 de novembro de 2022