AD ELO – 28 anos a promover o desenvolvimento no território (1994-2022)
Há 28 anos, dia 9 de junho de 1994, foi constituída a AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego. Para assinalar esta data os associados, colaboradores e parceiros juntaram-se no dia 9 de junho de 2022 em Penacova numa tarde de experiências e partilha, usufruindo os recursos endógenos que este território dispõe (anexo fotografias).
Ao longo dos últimos 28 anos a AD ELO afirmou-se de forma positiva, através da realização de projetos que contribuíram para o desenvolvimento do território de intervenção que compreende a área geográfica dos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova. O trabalho realizado privilegiou a parceria com entidades locais e regionais, elegendo a cooperação como método principal para a auscultação de problemas, procura de soluções e obtenção de sinergias, pois as entidades locais que constituem a AD ELO e com que elas se relacionam, realizam igualmente, atividades conducentes ao desenvolvimento em vários domínios sectoriais.
É difícil resumir ou traduzir 28 anos de atividade em números ou dados quantitativos, no entanto, e num esforço de síntese podemos afirmar que o balanço dos 28 anos é francamente positivo e pode ser traduzido através de um conjunto de indicadores que ilustram os resultados alcançados.
- + 80 - Milhões de € de Investimento alavancados no território
- + 60 - Milhões de € Fundos EU/Nacionais (Captados pela AD ELO para o território)
- + 1 000 - Projetos aprovados
- + 600 - Postos trabalhos criados
- + 400 - Empresas apoiadas
- + 180 - Projetos de capacitação e intervenção social
- + 150 - Projetos de preservação património
Numa dimensão mais subjetiva, a atividade desenvolvida ultrapassa muito os números apresentados, tendo tido sempre uma avaliação muito positiva dos diferentes agentes do território. De uma forma geral consideram a AD ELO um ativo fortemente enraizado na comunidade, contribuindo para a transformação societal que os territórios europeus necessitam, associados à melhoria da qualidade de vida, à dignidade, à equidade e à democracia destes territórios.
A matriz de intervenção e a maturidade alcançada abre novas perspetivas para um ciclo de trabalho constantemente centrado no Desenvolvimento dos TERRITÓRIOS e próximo das PESSOAS e das COMUNIDADES.
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
9 de junho de 2022