Vários Grupos de Ação Local (GAL) de Portugal reuniram-se para partilhar experiências e conhecimentos sobre o “Geoparque dos Açores”
O projeto de cooperação transnacional “3G – Geoturismo, Geoeducação, Geoconservação” tem como objetivo principal a cooperação entre territórios que partilham características semelhantes, nomeadamente, o fator de serem territórios com alto valor natural, paisagístico, geológico, cultural organizados em torno de um Geoparque. Com as atividades previstas deste projeto pretende-se potenciar a diversidade e heterogeneidade dos territórios envolvidos, através da partilha de ideias, conhecimentos, recursos e iniciativas diversificadas e inovadoras, com vista ao aumento do grau de competitividade dessas regiões.
Neste contexto, os GAL do Açores organizaram uma jornada de trabalho que decorreu entre 15 e 18 de maio de 2022 e deram a conhecer os importantes recursos do “GEOPARQUE DOS AÇORES”, com especial destaque para a Ilha das Flores.
Envolvendo cerca de 30 participantes, a visita técnica correspondeu a um contacto direto com os recursos naturais do território, com especial destaque para a atividade vulcânica que deu origem às diversas ilhas e à sua especificidade natural. Os participantes, nos quais se integrava uma comitiva da AD ELO, contactaram ainda as instituições públicas e privadas que localmente levam a cabo processos de desenvolvimento sustentável assente principalmente na dimensão do turismo.
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 18 de maio de 2022