O CLDS 4G (Contrato Local de Desenvolvimento Social) - IMontemor 4G assinalou o 2º aniversário, no dia 5 de maio, e aproveitou a data para recordar os resultados obtidos até ao momento.
Recorde-se que o iMontemor4G é um projeto desenvolvido em parceria alargada, que tem como entidade promotora a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, como entidade coordenadora a AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e como entidades executoras a Associação Fernão Mendes Pinto, Casa do Povo de Arazede e Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.
Nas comemorações do 2º ano de atividades, Lília Matias, coordenadora do projeto, referiu: “Pela primeira vez, neste projeto conseguimos ter sessões no ensino regular, promovendo as competências de 142 jovens do ensino secundário”. Com uma intervenção alargada na comunidade, nos dois anos de existência, o IMontemor 4G já trabalhou com 246 pessoas em situação de desemprego, "das quais 50% já estão integradas no mercado de trabalho”. De acordo com Lília Matias, foram estabelecidos contactos com mais de 170 empresas e instituições, estando ainda o projeto a desenvolver atividades para famílias, crianças e jovens.
No momento simbólico de comemoração do aniversário deste instrumento de promoção da inclusão social, os parceiros do projeto destacaram o trabalho extraordinário desenvolvido durante a pandemia, que impulsionou uma capacidade de reinvenção na forma de atuação junto da comunidade.
Continuaremos aqui nos próximos 365 dias.
Montemor-o-Velho, 5 de maio de 2022