O mês de fevereiro foi VirtuALL
O Projeto VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida), coordenado pela AD ELO e financiado pelo Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu, desenvolveu durante o mês de fevereiro de 2021 um conjunto de atividades em ambiente virtual tendo assim cumprido os seus objetivos.
Contando com a participação de seis Investidores Sociais, que se constituem como verdadeiros parceiros ativos - os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor o Velho e Penacova, o projeto baseia a sua ação numa constante interação entre todos na procura das melhores soluções. Assim realizou-se em fevereiro a Reunião de Acompanhamento anual (2020) onde foi possível apresentar o trabalho realizado e definir as pistas estratégicas para as atividades a desenvolver durante o ano de 2021 em torno do objetivo principal do projeto que é a promoção do envelhecimento ativo, saudável e participativo, suportado por meios tecnológicos.
No território destacamos ainda o retomar das sessões online VirtuALL, na procura de aproximar o projeto às pessoas, de que foi exemplo o ciclo de sessões junto da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, permitindo a atividade física, cognitiva, explorando os jogos dos Tablets, do PEPE e do Physiosensing.
Procurando divulgar o projeto para além do nosso território o VirtuALL marcou presença no “5º Congresso de Envelhecimento Ativo: Atividade Física e Saúde”, promovido pelo Município de Viseu em parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu e ACES Dão Lafões. Um dos principais objetivos deste evento centrou-se em dar continuidade à missão de refletir e debater acerca da problemática do Envelhecimento Ativo, dos desafios presentes e futuros, procurando partilhar e difundir boas práticas de promoção de estilos de vida mais saudáveis, participativos e de maior qualidade de vida. O Congresso que decorreu de 20 a 27 de fevereiro, em formato online, contou com a apresentação do VirtuALL no contexto de exemplo de uma boa prática em aplicação real junto da população.
Porque o futuro é #VirtuALL.