A AD ELO é responsável pela implementação do +CO3SO Emprego no seu território de intervenção (Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova). O “+CO3SO Emprego” - Sistema de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo, tem como objetivo principal o apoio à criação de postos de trabalho para as entidades da economia social e para as Micro, Pequenas e Médias empresas.
A Intervenção do +CO3SO Emprego é da responsabilidade dos Grupos de Ação Local (GAL) no âmbito das Estratégias de Desenvolvimento Local. Este trabalho insere-se num vasto conjunto de apoios disponibilizados em torno da figura do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). A AD ELO implementa no território de intervenção duas iniciativas com orientações distintas, DLBC/Rural LEADER AD ELO e DLBC/Costeiro Mondego Mar, que permitiram a abertura de diversos Avisos de Concurso.
A apresentação de candidaturas subjacentes a 5 Avisos de Concurso, decorreu entre julho e novembro de 2020 e resultou na apresentação de 115 candidaturas num valor superior a 12 milhões de euros de apoio público. Tendo em conta que a AD ELO tinha disponível nos seus avisos cerca de 2 milhões de euros concluímos que a procura foi 6 vezes superior às dotações iniciais.
Após o período de análise e verificação das condições de elegibilidade, a AD ELO terminou este processo com a emissão de 78 propostas de parecer favorável correspondendo à criação de 148 postos de trabalho.
O valor total das propostas ultrapassa largamente as dotações existentes nos avisos, correspondendo a um apoio público superior a 8 milhões de euros.
Considerando a importância da criação deste número elevado de postos de trabalho, aguarda-se a atribuição pela Autoridade de Gestão de um reforço de dotação substancial que permita a contratação do maior número possível de projetos, correspondendo assim à expetativa e resiliência dos agentes económicos locais.
AD ELO, Cantanhede, 29 de janeiro de 2021