O VirtuALL, promovido pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, foi distinguido como vencedor na categoria Vida+ Participação, do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável 2024, organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture.
Concurso contou com 149 candidaturas de entidades privadas e públicas da Região Centro que desenvolvem iniciativas inovadoras na promoção de estilos de vida saudáveis e fomentem a participação social e a autonomia dos cidadãos seniores.
Os projetos foram agrupados em Categorias - “Conhecimento+”, “Saúde+” e “Vida+” – sendo que o VirtuALL foi um dos finalistas da categoria “Vida+”, que contou ainda com outros projetos de diversas áreas da Região Centro:
- Academia da Mente (Human Coop, CRL);
- Córtex School Bag (Agilidades, SPIN OFF IPLeiria);
- Escola Alfa (Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão);
- Geração Digital (Câmara Municipal de Mortágua);
- Receitas com História (Câmara Municipal de Óbidos);
- SIT Flexi – o transporte flexível a pedido na Região de Coimbra (Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra).
O projeto “VirtuALL”, desde 2019, tem transformado o conceito de envelhecimento ativo, pretendendo ser uma solução diferenciada que integra tecnologia e inovação social para maximizar a longevidade e garantir que os idosos envelheçam com qualidade de vida, em autonomia e independência. Realidade aumentada, realidade virtual, introdução à programação/robótica e serious games são algumas das opções tecnológicas utilizadas nas Sessões VirtuALL, proporcionando experiências enriquecedoras e desafiadoras, que estimulam a mente e o corpo. Focado no conceito de ageing in place, o projeto é conhecido por promover a interação social e intergeracional com os Momentos Intergeracionais e o Campeonato Intermunicipal. Também incentiva a participação ativa com a perspetiva de um horizonte mais inclusivo e acessível para todos através da Assembleia Intermunicipal Sénior. A sua robustez reflete-se no envolvimento colaborativo dos municípios de Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, sob coordenação da AD ELO.
Desde 2023, com a integração desta metodologia no âmbito de um Projeto de Cooperação - Abordagem LEADER - DLBC/Rural (PDR2020), o projeto VirtuALL foi disseminado por mais 3 ADL/GAL – ADIBER, ADRACES e LEADEROESTE tendo assim um impacto assinalável no território da Região Centro.
AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego
Cantanhede, 5 de dezembro de 2024