• +351 231 419 550
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
LEADER II AD ELO: Um breve olhar...

LEADER II AD ELO: Um breve olhar...

A tomada de consciência das dificuldades que os territórios rurais enfrentam em períodos de grandes mutações, exigiu a procura de novas formas de atuação e organização por parte das entidades públicas e privadas. Esta preocupação tornou-se mais pertinente quando os desequilíbrios regionais se agudizaram, tais como a mobilidade dos fatores de produção e do trabalho, a atração exercida pelos meios urbanos e a regressão de algumas atividades económicas.

Foram estes os pressupostos que estiveram na base da constituição da AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, que inclui diversas entidades representativas dos municípios de Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho e Penacova.

A sua inserção na realidade local e o facto de conhecer as potencialidades e estrangulamentos do meio, permitiram empreender ações tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das populações.

Com base nesta filosofia de atuação, a AD ELO realizou em 1994 uma candidatura ao Programa de Iniciativa Comunitária LEADER II. No entanto, só em Fevereiro de 1997 é que se procedeu à aprovação da mesma, com a assinatura da Convenção Nacional de Financiamento, e se deu início à implementação do Programa LEADER II - AD ELO nos municípios de Cantanhede, Mealhada, Montemor-o-Velho e Penacova.

Após os quatro anos de apoio é tempo de se lançar "um breve olhar" sobre o Programa LEADER II - AD ELO, tendo em conta as suas especificidades e os seus resultados.

Download de Publicação