• +351 231 419 550
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
LEADER AD ELO 2007-2013 EIXO 3 DO PRODER - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

LEADER AD ELO 2007-2013 EIXO 3 DO PRODER - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

O PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) foi o instrumento estratégico e financeiro de apoio ao desenvolvimento rural do continente para o período 2007 a 2013.

O LEADER (Ligação entre Ações da Economia Rural) foi a metodologia assumida para a implementação do subprograma 3 do PRODER e baseia-se numa participação ativa dos Grupos de Ação Local (GAL) na definição das opções estratégicas que contribuem para o desenvolvimento das zonas rurais.

O LEADER incentiva os territórios rurais a explorarem novas formas de se tornarem ou permanecerem competitivos, utilizando da melhor maneira os seus recursos tentando vencer os desafios que possam enfrentar, como envelhecimento da população, níveis reduzidos de oferta de serviços ou falta de oportunidades de emprego.

Desse modo, o LEADER contribui para melhorar a qualidade de vida nas zonas rurais, tanto das famílias de agricultores como da população a nível mais amplo, incentivando os agentes socioeconómicos a trabalharem em conjunto com vista à produção de bens e serviços que gerem um valor acrescentado máximo na respetiva zona de intervenção.

O LEADER AD ELO está subjacente à Estratégica Local de Desenvolvimento (ELD) aprovada para a zona de intervenção que abrangeu a totalidade das freguesias pertencentes aos concelhos de Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Penacova e Vagos.

Estruturada em cinco ações a Estratégia foi implementada entre 2007 e 2013 resultando num conjunto alargado de projetos que se apresentam no presente documento.

Visualizar a Publicação Download de Publicação