O Projeto VirtuALL, coordenado pela AD ELO, foi implementado pela primeira vez em 2019, em parceria com os Municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor- o-Velho e Penacova.
Numa mobilização e coesão com os atores locais, promove-se um projeto disruptivo que congrega a investigação científica e empresarial, com a inovação social, o poder local, a pessoa idosa e a comunidade.
O Projeto VirtuALL visa a promoção da saúde e do bem-estar, numa intervenção positiva de proximidade e de elevado impacto social, integrando a especificidade do território e reconhecendo as singularidades de cada pessoa, propondo-se contribuir para o Envelhecimento Ativo, Saudável, Participativo e Interativo. Este projeto tem na sua génese um esquema de funcionamento simples, flexível e adaptativo, que garante a motivação da pessoa idosa na promoção da sua saúde física, mental, cognitiva e social, tendo sempre a intenção que a replicação desta solução inovadora seja uma realidade noutros contextos geográficos.
Com o presente "Manual do projeto VirtuALL 2019-2022", pretende-se divulgar o conhecimento adquirido, fruto da experiência obtida no decurso da implementação do projeto de abril de 2019 até dezembro de 2022. Em traços gerais, disponibiliza-se um conjunto variado de recursos, com soluções e dinâmicas simples, mas repletas de opções inclusivas e integradoras, capazes de estimular a coesão social, de contribuir para a qualidade de vida da população sénior e para o “ageing in place” e, também, combater o idadismo.
Abre-se, assim, espaço para inspirar outras entidades a aplicar ou mesmo aprofundar estas metodologias e respostas, que só por si já se traduzem em claros benefícios evidentes para a comunidade idosa, rumo a uma sociedade mais igualitária, coesa e equitativa.
Veja aqui a Publicação:
Visualizar a Publicação |