Lendas em Família
O projeto iMontemor 3G - Inclusão, Inovação, Interação e Investimento - POISE-03-4232FSE-000154 – Programa CLDS 3G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3.ª Geração), enquanto instrumento de intervenção de proximidade, financiado através da tipologia de operação 3.10, procura de forma estratégica e proactiva a dinamização de parcerias e o reconhecimento por parte dos atores locais. E, segundo a Portaria n.º 179-B/2015 de 17 de junho, possui “a finalidade originária de promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos”.
A AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego – assume-se como Entidade Coordenadora Local da Parceria. As ações a desenvolver pelo CLDS 3G integram os seguintes eixos de intervenção: Eixo 1: Emprego, formação e qualificação; Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil; Eixo 3: Capacitação da comunidade e das instituições. Para cada eixo existem três entidades locais executoras das ações: a Associação Fernão Mendes Pinto, Casa do Povo de Arazede e a Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho, respetivamente.
A Casa do Povo de Arazede, nas atividades adstritas ao funcionamento do Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, e em particular na atividade 10 – Formar-te, desafiou as famílias de todas as crianças inseridas em Jardim de Infância do concelho Montemor-o-Velho a participarem na ação “Era uma Vez…O nosso Montemor - Lendas em Famílias”. Esta ação teve como objetivos, por um lado, a valorização e divulgação do conhecimento proveniente da tradição oral, reforçando a comunicação intergeracional. Por outro lado, proporcionar uma dinâmica familiar que culmine na recriação de uma lenda, na sua ilustração e, por fim, na criação de um livro gigante.
Veja aqui a Publicação
Visualizar a Publicação |