Economia verde - uso múltiplo da floresta (Green economy - multiple use of forest) - BOAS PRÁTICAS (PT)
O projeto de cooperação transnacional, entre diferentes GAL nacionais e europeus, na temática “Economia verde - uso múltiplo da floresta”, tem implícita uma abordagem holística à “floresta” nas suas diversas dinâmicas.
É um projeto de cooperação transnacional LEADER financiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. Os parceiros do projeto representam grupos LEADER na Finlândia, Suécia, Luxemburgo e Portugal. A AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego é a entidade responsável deste projeto em Portugal, que tem ainda como parceiros os GAL portugueses: Dueceira - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça e ADICES - Associação de Desenvolvimento Local.
O projeto inscreve-se numa temática que assume grande importância para o território atendendo à grande dimensão da área florestal no território de intervenção, às preocupações de natureza económica e ambiental do tema e à pertinência de novas abordagens relativas à gestão das florestas num contexto de grandes catástrofes ocorridas nos últimos tempos.
Durante o projeto, cada parceiro foi responsável por organizar uma sessão de trabalhos na sua região. Vários representantes de cada área parceira participaram nas viagens de estudo, e em cada um desses eventos os organizadores apresentaram formas locais de abordar as questões da economia circular em áreas rurais. Além disso, cada parceiro tem organizado ações individuais nas suas próprias regiões, como workshops e formação para empresários.
Para divulgar as informações recolhidas durante o projeto, os parceiros realizaram este e-book, que compila os melhores casos de “Economia verde - uso múltiplo da floresta” apresentados durante o projeto.
Veja aqui o E-Book:
Visualizar a Publicação |