Projeto: “Atlantic Geopark” - “Geoparque do Atlântico” - Criação de um “Geoparque” no território de intervenção da AD ELO
A AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego e os municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, acordaram entre si o interesse na constituição, neste território de intervenção, de um “Geoparque” denominado “Atlantic Geopark” - “Geoparque do Atlântico” que venha futuramente a ser reconhecido e integrado na rede de “Geoparques Mundiais da UNESCO”.
Para ser considerado como “Geoparque Mundial da UNESCO” o território deverá ter uma área geográfica significativa, mas singular e unificada, que possua importantes recursos geológicos (geossítios) de importância nacional e internacional. Por outro lado, deve existir uma estrutura de gestão local que, possuindo uma estratégia de desenvolvimento, privilegie a proteção dos recursos geológicos, mas que aposte num processo de educação e desenvolvimento sustentável afirmando os três princípios de um Geoparque – Geoconservação, Geoeducação e Geoturismo.
O território de intervenção da AD ELO, correspondendo aos 6 municípios, reúne em si todas estas características fundamentais para o futuro reconhecimento. Estão assim criadas as bases para a definição de um produto turístico diferenciador, assente nos princípios da preservação e valorização do património local.
Convidamos a visionar um pequeno vídeo de apresentação e promoção deste território:
AD ELO, 15 de julho de 2021