• +351 231 419 550
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • CLDS+ iMontemor+ ensina “Receitas Fáceis e Saudáveis”
  • CLDS+ iMontemor+ ensina “Receitas Fáceis e Saudáveis”
  • CLDS+ iMontemor+ ensina “Receitas Fáceis e Saudáveis”

CLDS+ iMontemor+ ensina “Receitas Fáceis e Saudáveis”

No dia 7 de maio, o Campus Aquático, em Montemor-o-Velho, recebeu a final da ação de sensibilização “Receitas Fáceis e Saudáveis”, uma iniciativa integrada na 1ª edição da “Semana do Desenvolvimento Local”.

Organizada em parceria com o CLDS+ iMontemor+, o Centro de Saúde de Montemor-o-Velho, o Núcleo Local de Inserção e com o Eixo 3 do PRODER – LEADER AD ELO, no âmbito das ações de promoção e divulgação do território e dos seus produtos endógenos, a ação realizou-se nos dias 5 e 7 de maio com o objetivo de sensibilizar a população alvo para a importância de uma alimentação saudável e a baixo custo e sem desperdícios. No último dia, e sob a orientação da formadora Celeste Ventura Gomes, foi realizado um pequeno “desafio” à Masterchef que consistiu na confeção de uma refeição saudável para 40 pessoas.

Os 12 formandos participantes, divididos por duas equipas (A e B), confecionaram um menu do qual constou pão de mistura com sementes, sopa de legumes, salada fria de massa, legumes e atum, e, para sobremesa, delícia de morango. A qualidade apresentada dificultou, e muito, a tarefa do júri - Diana Andrade, adjunta do Presidente da Câmara Municipal, Mário Fidalgo, da AD ELO, Susana Montenegro, nutricionista da ACeS Baixo Mondego, e Celeste Ventura Gomes- em escolher a equipa vencedora. Antes de se saber que a equipa A iria vencer o desafio, Celeste Ventura Gomes revelou que “o resultado foi muito positivo” e que, “depois da estranheza inicial, os formandos empenharam-se e ficaram a gostar muito”. Para Vânia Almeida, coordenadora do CLDS+, foi “uma atividade diferente que colocou as pessoas participantes como responsáveis e em contato direto com a confeção da refeição, desta forma se ensinou fazendo”. Ao elogiar “a qualidade dos pratos apresentados”, Diana Andrade, adjunta da Presidência, sublinhou que “estas ações podem fazer a diferença, ajudando os/as formandos/as em situação de desemprego a ter novas experiências e, eventualmente, através do convívio e das novas aprendizagens, a encontrarem uma motivação acrescida na procura de emprego”. De igual modo, Mário Fidalgo, diretor executivo da AD ELO, sublinhou que se trata de “uma iniciativa que se enquadra nos objetivos do Eixo 3 do PRODER – LEADER AD ELO e que tem em vista a promoção e divulgação do território e dos seus produtos endógenos, nomeadamente as hortícolas produzidas no concelho de Montemor-o-Velho”. Susana Montenegro, nutricionista - ACeS Baixo Mondego, referiu que a ação pretendeu dar algumas pistas para se “criar uma refeição equilibrada, em termos nutricionais e energéticos”, bem como “alertar para o desperdício alimentar”.

No almoço convívio participaram ainda as/os técnicas/os de algumas entidades intervenientes no concelho e um grupo de participantes de uma atividade desenvolvida pelo projeto CLDS+ iMontemor+, inserida no Eixo 1 – Ateliê de imagem. Os formandos que participaram na iniciativa “Receitas Fáceis e Saudáveis” tiveram como prémio ingredientes para uma sopa e para uma salada. Para a equipa vencedora (alho-francês, couve coração, curgete e cenoura) e para a equipa vencida (alface, cenoura, tomate). No momento, Diana Andrade agradeceu ao vereador Jorge Camarneiro pela cedência do espaço para a realização da atividade e ao vereador José Veríssimo pela oferta das frutas e legumes utilizados na atividade.   

Recorde-se que a “Semana do Desenvolvimento Local" é uma iniciativa da Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, em conjunto com os seus associados, que decorre entre 4 e 11 de maio, em vários pontos do país, e pretende constituir-se como uma mostra da diversidade de intervenções realizadas por estas associações em meio rural, através de iniciativas promovidas durante esta semana, um pouco por todo o país. A amplitude de atividades varia entre sessões de apresentação de resultados da abordagem LEADER, apresentações e lançamento de livros, assembleias, ações de sensibilização, roteiros gastronómicos, entrega de certificados de formação e concursos. Estas ações inserem-se em diferentes projetos, com as suas respetivas parcerias, apoios e lógicas de implementação, que constituem exemplo de uma intervenção variada e plural. 


Programas e Projectos
Biblioteca/Multimédia
Comunicações
Outras Informações